03/09/2019 16h01

Verduras e legumes orgânicos produzidos por internas são doados a asilo

As primeiras remessas da produção orgânica de verduras e legumes produzidas na horta do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), localizada na Fazenda Monte Líbano, foram entregues na sexta-feira (30) à Instituição de Longa Permanência para idosos Lar João XXIII, instituição Beneficente de Assistência Social administrada pela Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

As hortaliças foram recebidas pela coordenadora de Projetos da instituição, Danine de Sousa. Na ocasião, o CPFCI acordou junto à entidade a entrega quinzenal dos produtos da horta. Atualmente, o Lar João XXIII abriga 43 idosos, entre homens e mulheres.

O projeto tem sido desenvolvido desde agosto de 2018 e atualmente conta com a participação de sete internas que cumprem pena na unidade prisional e realizam o manejo da terra, plantio, cuidados e a colheita dos produtos. Hortaliças como couve, alface, repolho, almeirão, alface roxo, cebolinha, salsa, legumes como cenoura, beterraba, jiló, quiabo, pimenta, pimentão, alho porró, rúcula e couve-flor, além de mandioca e banana, fazem parte da lista de produção da horta.

Elaborado por servidores da unidade prisional, o projeto conta com a colaboração de voluntários, sendo o Grupo Espírita de Cachoeiro de Itapemirim, representado pela voluntária Fábia Cristina R. de Oliveira, com o apoio técnico do engenheiro agrônomo Gustavo Marroquio de Mello. Semanalmente, os produtos produzidos e colhidos também são compartilhados com os servidores, inspetores e corpo técnico do Centro Prisional Feminino.

Também participaram da ação o diretor-adjunto da unidade prisional, Marcelo Lopes de Faria, o inspetor penitenciário, Ezio Ventura Paula, a psicóloga Luísa Bravim dos Santos e duas internas do regime semiaberto, que atualmente desempenham função laboral na horta.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / (27) 99933-8195 / (27) 98849-9664

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard