05/07/2016 17h31 - Atualizado em 05/07/2016 17h39

Vestidos produzidos por detentas serão expostos no Vitória Moda

Peças produzidas por internas do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) serão expostas desta terça (05) a quinta-feira (07) no Salão Criativo do Vitória Moda, principal evento do setor no Espírito Santo.

Os vestidos foram produzidos por seis mulheres que participam do projeto “Novas Marias”.  O destaque fica por conta de um modelo feito com pedaços de couro off-white.

A coordenadora do projeto Novas Marias, a artesã Jacqueline Chiabai, contou que a peça foi feita usando resíduos de seu ateliê e a produção durou cerca de um mês. “Ele é um modelo de alta costura e, depois do evento, será comercializado em uma loja de noivas”.    

Outras peças confeccionadas pelas internas serão expostas no evento de moda, como bolsas, colares, bancos, vestidos e blusas.

Essa não é a primeira vez que as internas que participam do Novas Marias expõem seu trabalho no Vitória Moda. O trabalho feito pelas detentas também já marcou presença em eventos como Morar Mais por Menos, Casa Cor ES, Vogue Fashion´s Night Out, Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto) e Craft Design (SP).

A gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento, explicou sobre a importância de um projeto realizado em uma unidade prisional conquistar um espaço em eventos importantes. “Isso traz visibilidade e mostra à sociedade um outro lado do sistema prisional e o valor produtivo das pessoas privadas de liberdade”.

Novas Marias

O projeto promove oficinas de artesanato para internas do sistema prisional em papel e couro e funciona desde 2008. As detentas produzem peças como almofadas, capas de bancos, carteiras, bolsas e cintos.

As detentas que participam do projeto têm direito a remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal. A cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena. As internas também recebem pagamento pelas peças produzidas e vendidas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard