21/07/2015 12h00 - Atualizado em 16/03/2016 16h16

Xadrez que Liberta: prática auxilia na ressocialização de detentas

  Um torneio de xadrez foi realizado entre treze internas que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC). A competição faz parte do projeto Xadrez Que Liberta, realizado pela Gerência de Educação e Trabalho (GET), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A iniciativa é realizada desde 2008 em várias unidades prisionais do Estado, em parceria entre a Sejus e a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Desde então, tem apresentado grandes resultados na ressocialização dos detentos, uma vez que o programa visa a desenvolver habilidades dos internos de forma a torná-los ainda mais produtivos durante o cumprimento da pena e ao conquistarem a liberdade.

O torneio realizado na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) contou com a presença da instrutora de xadrez da unidade, a inspetora penitenciária Giseli Rosa Amorim, e dos árbitros de xadrez Lindomar Tonini e Leda Diana.

Segundo a diretora da penitenciária, Mara Lúcia de Paula, o projeto é de extrema importância para as internas que praticam o xadrez. "A iniciativa faz com que as internas busquem avaliar decisões e atitudes antes de serem executadas", comentou.


Xadrez Que Liberta


O Xadrez Que Liberta foi eleito o melhor projeto socioesportivo de 2012, no prêmio Spirit of Sports, concorrendo com 140 projetos de diversas modalidades esportivas e de diversos países. A premiação é concedida pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI). O prêmio Spirit of Sports foi criado, em 2002, como forma de reconhecimento ao compromisso e ao espírito humanitário dos membros da Sportaccord que utilizam o esporte como ferramenta para a mudança social.



Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard