NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CASO DE MENINGITE REGISTRADO NO CDPV II

COMUNICADO: ESCLARECIMENTO SOBRE CASO DE MENINGITE

A assistência à saúde prestada nas unidades prisionais segue as normatizações que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo adotados os protocolos do Ministério da Saúde de acordo com a situação fática. 

Assim, a abordagem diante de casos suspeitos e/ou confirmados de doença infectocontagiosa é regulamentada pelo Ministério da Saúde por meio de protocolo que estabelece os seguintes passos:

1- Notificar a vigilância epidemiológica municipal;

2- Identificar os contatos íntimos e

3- Se necessário, realizar quimioprofilaxia nos contatos íntimos.

No evento de meningite registrado no CDPV-II, sendo este o único caso de paciente existente no sistema que apresentou sintomas compatíveis com a doença, a adoção do protocolo se deu de maneira imediata ao atendimento do paciente e dos indivíduos que tiveram contato íntimo com o mesmo, ou seja, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório e/ou pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.

Portanto, a vigilância epidemiológica de Viana, serviço responsável por atuar em casos de doença infectocontagiosa conforme determinação do SUS, foi informada e de forma imediata iniciou a intervenção com o objetivo de bloquear possível disseminação da doença. Como medida preventiva foi realizada a quimioprofilaxia (uso de medicamento) dos presos e inspetores determinados como contatos.

Os profissionais que compõem a equipe de saúde do CDPV II prestaram todas as informações sobre o caso, esclarecimentos sobre a doença e medidas profiláticas a todos os profissionais de segurança da unidade.

Não existe, neste momento, nenhum outro caso da doença no sistema, o evento do CDPV II foi isolado, portanto não se trata de surto.

Ressaltamos que, de acordo com estudos científicos e protocolo do Ministério da Saúde, os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. Passados sete dias desde o registro do evento no CDPV II não há identificação de novos casos.

Finalmente, registramos que a equipe de saúde do CDPV II, assim como das outras unidades prisionais, e esta Gerência de Saúde do Sistema Penal está à disposição de familiares, advogados ou qualquer outro individuo para esclarecimentos quanto ao assunto.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard