Prêmio Humaniza - Ciclo 2016

O Prêmio Humaniza é uma iniciativa do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, que é responsável pelo Programa de Humanização na Gestão Penitenciária.  O objetivo do prêmio, criado em 2013, é identificar, estimular e reconhecer novas práticas desenvolvidas pelos servidores do setor.

Podem ser grandes ou pequenos gestos, atitudes e práticas que, no relacionamento com os companheiros de trabalho ou, junto aos internos do sistema prisional, contribuem para a melhoria e humanização do sistema prisional capixaba.

Os candidatos são escolhidos após análise criteriosa da banca julgadora, composta por pesquisadores e especialistas que possuem reconhecida atuação no campo das políticas prisionais, na área de políticas públicas e sociais e de gestão.

Em 2015, sessenta e sete inscritos concorreram e as iniciativas foram avaliadas em três categorias: Gestão Humanizadora, Projeto Humanizador e Atitude Humanizadora.

Neste ano, o Prêmio Humaniza entra em sua quarta edição e, as boas ações desenvolvidas por servidores da Sejus, que trabalham pela construção de uma cultura humanizadora no sistema prisional, serão novamente reconhecidas e premiadas.

Objetivo

O Prêmio Humaniza tem como objetivo identificar e estimular novas práticas desenvolvidas por servidores penitenciários capixabas e principalmente reconhecer a atuação sistemática desses servidores no dia a dia.

Público alvo

Podem participar do Prêmio Humaniza, Ciclo 2016, os servidores da Secretaria de Estado da Justiça, em ações individuais ou coletivas.

Categorias

Gestão Humanizadora: Será premiada nesta categoria a equipe de gestão (diretoria, gerência e/ou unidade prisional) que mais se destacar pelo desenvolvimento de ações integradas e participativas, baseada em valores humanizadores e que apresente resultados concretos e verificáveis para os servidores, presos e Instituição. As práticas de gestão deverão evidenciar comprometimento com o desenvolvimento humano, com o aperfeiçoamento dos processos e com a melhoria das condições físicas e psicológicas do trabalho, bem como, com a criação de condições adequadas para a efetivação da missão da Secretaria de Estado da Justiça. Podem concorrer equipes que pratiquem gestão humanizadora há, pelo menos, 06 (seis) meses.

Atitude Humanizadora: Será premiado nesta categoria o servidor que mais se destacar pela demonstração de atitudes humanizadoras no contexto do sistema penitenciário. Essas atitudes deverão caracterizar comportamento baseado numa postura ética, que atribua grande importância à dignidade, às aspirações e às capacidades humanas; que tenha foco na igualdade e promova a inclusão e o respeito à diversidade, repudiando violências e abusos; que busque a melhoria das relações existentes no ambiente de trabalho. Podem concorrer os servidores que se enquadrem na descrição acima, e executem atitudes humanizadoras há, pelo menos, 06 (seis) meses.

*** A partir desta edição, as inscrições para a categoria Atitude Humanizadora serão feitas por meio de resultado de votação em cada unidade, diretoria ou subsecretaria. Conforme prevê o regulamento do prêmio, todos os servidores da Sejus poderão votar e ser votados. Dessa forma, o servidor mais votado em cada Unidade Prisional, subsecretaria e diretoria será selecionado para representar seu local de trabalho na categoria Atitude Humanizadora.

Projeto Humanizador: Será premiada nesta categoria a equipe de trabalho que criar e desenvolver projeto que se destaque por meio de práticas relevantes para a promoção da humanização do ambiente, mediante ações sustentáveis e estímulo ao desenvolvimento de valores em prol da coletividade e da sociedade. O projeto deverá ser, necessariamente, criado e desenvolvido pela equipe e ter sido implantado na prática há, pelo menos, 06 (seis) meses. Podem concorrer as equipes de trabalho, compostas por, no mínimo, 02 (dois) servidores.

Avaliação

Serão premiados os trabalhos mais expressivos, considerando critérios qualitativos e quantitativos. Para isso, a banca julgadora fará a análise de cada formulário inscrito levando em consideração os seguintes itens:

-Qualidade das práticas humanizadoras;

-Efetividade dos resultados;

-Possibilidade de multiplicação;

-Nível de melhoria na qualidade de vida dos envolvidos na ação.

 Serão selecionados 03 (três) finalistas em cada categoria, sendo que apenas 01 (um) será vencedor em cada categoria.

Critérios de análise

Qualidade das práticas humanizadoras

Refere-se ao nível de efetividade das práticas humanizadoras, isto é, ao modo pelo qual são desenvolvidas associadas aos impactos positivos produzidos por essas práticas.

Efetividade dos resultados

Refere-se ao nível de capacidade do projeto de produzir, por meio de um processo eficiente, resultados eficazes, que atendam aos objetivos propostos.

Possibilidade de multiplicação

Refere-se ao nível de possibilidades, apresentadas pelo projeto, de disseminação, multiplicação e replicação da iniciativa para outras organizações, setores ou sistemas de trabalho.

Nível de melhoria na qualidade de vida dos envolvidos na ação

Refere-se ao nível de melhoria na qualidade de vida percebida pelos envolvidos (servidores e internos), abrangendo aspectos ambientais, orgânicos e/ou psicológicos.

Mensuração dos critérios

A mensuração dos critérios será feita com o auxílio de instrumento desenvolvido para esse fim, levando-se em consideração aspectos quantitativos e qualitativos. Cada participante receberá, ao final do processo de premiação, sua escala de pontuação para apreciação.

Premiação

Os vencedores receberão um troféu do Prêmio Humaniza, um equipamento eletrônico (data show) e terão registro em seu histórico funcional. As práticas premiadas serão publicadas e estarão disponibilizadas ao público em geral no site da Sejus.

A premiação dos vencedores acontecerá em dezembro de 2016, no Palácio Anchieta, em data e horário a serem confirmados.

O resultado da premiação será irrecorrível;

Menções honrosas

Poderão ser conferidas menções honrosas pela participação no Ciclo 2016 do Prêmio Humaniza a pessoas, projetos e organizações que se destacarem pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes para o processo de humanização do sistema penitenciário capixaba.

Comissão julgadora

A comissão julgadora será integrada por especialistas com reconhecida atuação no campo das políticas prisionais; pesquisadores e especialistas na área de políticas públicas e sociais, que serão selecionados, convidados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Humaniza.

A participação como membro da comissão julgadora do Prêmio Humaniza é isenta de qualquer forma de remuneração pecuniária, tendo garantido o subsídio de despesas com deslocamentos, quando couber, e o recebimento de certificado específico por sua atuação no processo de avaliação dos inscritos no Prêmio Humaniza.

Inscrições

As inscrições para participação no processo de reconhecimento pelo Prêmio Humaniza - Ciclo 2016 serão realizadas exclusivamente pelo site www.sejus.es.gov.br, no link específico do Prêmio Humaniza.

Serão premiadas ações de humanização do sistema penitenciário, desenvolvidas por servidores da Sejus. De acordo com o regulamento do Prêmio Humaniza, os trabalhos serão classificados em três categorias diferentes. Para concorrer em cada uma das categorias, o servidor deverá elaborar um relatório, conforme as orientações abaixo:

Para concorrer na categoria Gestão Humanizadora: a equipe de gestão deverá preencher o formulário do Anexo III, contendo as práticas desenvolvidas há pelo menos 06 (seis) meses, que a qualifique e a faça merecedora deste prêmio.

Para concorrer na categoria Projeto Humanizador: a equipe responsável pelo projeto deverá preencher o formulário do Anexo IV, contendo as ações desenvolvidas no projeto há pelo menos 06 (seis) meses, que a qualifique e a faça merecedora deste prêmio.

Para concorrer na categoria Atitude Humanizadora: o servidor da Sejus deverá preencher o formulário do Anexo V, em que será elaborado um relatório das ações e atitudes praticadas por ele há pelo menos 06 (seis) meses, que o qualifique e o faça merecedor deste prêmio. Nesta categoria, o servidor que realiza atitudes humanizadoras poderá ter sua inscrição realizada por um colega de trabalho.

O relatório técnico deverá ser apresentado em formato Word, obedecendo aos limites de 10 (dez) páginas e no máximo 05 (cinco) fotos.

No processo de inscrição, deverá ser indicada a categoria específica na qual o servidor, gestor ou equipe concorrem.

As inscrições para as categorias “Atitude Humanizadora” e “Gestão Humanizadora” poderão ser feitas pelo próprio candidato ou por outro(s) servidor (es) que queira(m) indicá-lo.

A inscrição para a categoria “Projeto Humanizador” deverá ser necessariamente feita pela própria equipe candidata.

Não há limite quanto ao número de inscrições por unidade ou área de trabalho.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Juntamente com o requerimento de inscrição, deverá ser enviado Relatório Técnico, elaborado com base nas especificações do roteiro orientador específico para a categoria escolhida.

Poderão ser desqualificadas as inscrições, cujos relatórios técnicos não estiverem de acordo com as especificações descritas no roteiro orientador específico para a categoria indicada no formulário de inscrição.

O envio do relatório técnico, assim como do requerimento de inscrição, deverá ser efetuado exclusivamente por meio do endereço eletrônico premiohumaniza@sejus.es.gov.br.

Para se inscrever, acesse www.sejus.es.gov.br, de 19/09 a 16/10, e procure o regulamento com a ficha de inscrição da sua categoria.

Observações importantes

O relatório técnico deverá ser apresentado em formato Word, obedecendo aos limites de 10 (dez) páginas e no máximo 05 (cinco) fotos.

 Anexo I - Cronograma de atividades Download

 Anexo II - Formulário de inscrição  Download

 Anexo III – Roteiro para elaboração de relatório técnico para a categoria Gestão Humanizadora  Download

 Anexo IV – Roteiro para elaboração de relatório técnico para a categoria Projeto Humanizador  Download

 Anexo V – Roteiro para elaboração de relatório técnico para a categoria Atitude Humanizadora  Download

 

Coordenação do Prêmio Humaniza

Programa de Humanização na Gestão Penitenciária

Avenida Governador Bley, nº 236, Edifício Fábio Ruschi, 7° andar, Centro, Vitória/ES.

Cep: 29010-150. 

Telefones: (27) 3636-5832 / 3636-5833


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard