07/07/2017 17h50 - Atualizado em 03/10/2017 17h27

Detentos participam de torneios de xadrez

Quatro unidades prisionais da Grande Vitória e de Guarapari estão realizando torneios internos de xadrez para eleger os melhores jogadores da modalidade. No total, 92 detentos do Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV) e da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II) participam dos jogos.

Os internos fazem parte do Projeto Xadrez que Liberta, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) desde 2008 e que conta, atualmente, com a participação de 160 detentos, em seis unidades prisionais.

A primeira unidade a realizar o torneio interno, nesta quarta-feira (05), foi o CDPVV, onde 32 detentos participaram dos jogos. Os dois primeiros colocados de cada unidade receberão medalhas.

As partidas são acompanhadas pelo árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e servidor da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Lindomar Tonini, e pela servidora Leyla Cristina Rosa Amorim, que coordena o Projeto Xadrez que Liberta.

Nos próximos dias, os jogos serão realizados no Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) e na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II).

De acordo com a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento, o Projeto Xadrez que Liberta tem obtido bons resultados, contribuindo para o processo de ressocialização dos internos.

“O xadrez desenvolve as habilidades intelectuais e reflexivas nos participantes, aprimorando o seu senso crítico, possibilitando mudança de comportamento e resgate de valores éticos e morais”.

Xadrez que Liberta

O projeto teve início em 2008 na Penitenciária de Segurança Máxima II, em Viana. Atualmente, conta com a participação de 160 internos, de seis unidades prisionais. As atividades são realizadas na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), no Centro de Provisória de Guarapari (CDPG), no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), no Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) e no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV).

Em 2012, a iniciativa foi eleita como o melhor projeto socioesportivo do ano, no prêmio Spirit of Sports, concorrendo com 140 projetos de diversas modalidades esportivas e de diversos países. A premiação é concedida pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI). O prêmio Spirit of Sports foi criado, em 2002, como forma de reconhecimento ao compromisso e ao espírito humanitário dos membros da Sportaccord que utilizam o esporte como ferramenta para a mudança social.

Matérias relacionadas:

Internos participarão de “Intercâmbio Internacional de Xadrez” com detentos norte-americanos 

Internos capixabas têm bom desempenho em disputa com detentos norte-americanos

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 
Texto: Bruna Pereira

           

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard