01/07/2020 08h00

Visitas sociais seguem suspensas em unidades prisionais no mês de julho

As visitas sociais permanecem suspensas em todas as 35 unidades prisionais do Espírito Santo durante o mês de julho. A Secretaria da Justiça (Sejus) decidiu manter a suspensão a fim de conter casos do novo Coronavírus (Covid-19) no sistema prisional. Com isso, a suspensão das visitas sociais, íntimas e visitas assistidas ficam suspensas por mais 30 dias. A medida vale também para as atividades pedagógicas e religiosas presenciais. O trabalho externo realizado por presos condenados do regime semiaberto que utilizam transporte público também permanece suspenso.

Enquanto a suspensão está em vigor, o contato de internos com seus familiares está sendo realizado por meio de cartas, ligações assistidas e até com trocas de mensagens pelo WhatsApp. O contato é feito, somente, com familiares cadastrados. Para aqueles que necessitam atualizar dados telefônicos, a Sejus disponibilizou um link (https://sejus.es.gov.br/unidades-prisionais) para inclusão das informações. Os telefones atualizados serão incluídos nos cadastros em um prazo de 15 dias. Já os novos registros de credenciamento de familiar devem ser feitos pelo endereço https://sejus.es.gov.br/cadastro-eletronico-para-visita-familiar ou pelo WhatsApp (27 – 99257-4718).

Desde o dia 1º de abril, as visitas estão suspensas em todas as unidades prisionais que mantêm contato com os familiares dos internos para repassar informações, em substituição às visitas presenciais. As ações são acompanhadas por profissionais do Serviço Social, juntamente com técnicos das unidades.

Medidas de prevenção

A Sejus adotou diversas medidas para prevenir o contágio do Covid-19 entre internos e servidores. Entre elas está o reforço na limpeza das unidades e dos equipamentos operacionais utilizados por servidores. Além disso, o uso de máscaras de proteção tem sido adotado em todas as unidades do Estado, bem como dispôs de frascos de álcool em gel para higienização das mãos.  

As equipes de saúde que atuam no sistema prisional receberam treinamento sobre a doença e atuam como multiplicadores, repassando informações sobre prevenção e sintomas aos internos, inspetores e demais servidores dos presídios. Todas as unidades prisionais contam com atendimento médico e celas de isolamento foram delimitadas em todas as unidades para acompanhamento dos apenados com sintomas gripais.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard